tree-3822149_1920.jpg
Produções especiais

Aqui estão materiais que temos produzido em texto e vídeo com exclusividade. Tanto para mostrar como o jornalismo ambiental tem se modificado nas últimas décadas e ganhado espaço em praticamente todas as editorias, quanto para registrar pessoas e paisagens da Mata Atlântica. Também tem trabalhos nossos em parcerias com outras instituições e projetos.

JORNALISMO AMBIENTAL EM TRÂNSITO

Novas urgências e complexidades pedem novas formas de comunicação. Informar de modo integral sobre os temas ambientais, sem gerar pânico e sem se tornar refém dos conglomerados transnacionais que lucram com a degradação, é o desafio que os meios de comunicação têm enfrentado. Neste espaço refletimos sobre as soluções encontradas e os consequentes movimentos das editorias de meio ambiente e do jornalismo ambiental como um todo. 

EXIBIÇÃO DE FILME E DEBATE EM PARCERIA COM DOC AMBIENTE E CINECLUBE CINELATINO
Sigo siendo.jpg

SIGO SIENDO/ “Kachkaniraqmi” | filme e debate | Parceria com Doc Ambiente e Cineclube Cinelatino

Em 5 de junho de 2020, Dia do Meio Ambiente, debate online sobre o documentário "Sigo siendo" (ou “Kachkaniraqmi”) discutiu a relação entre arte e paisagem, cultura e meio ambiente. O filme centraliza diferentes expressões da música e da dança em cada um dos três grandes espaços peruanos: a selva amazônica, a Cordilheira dos Andes e a costa, onde se localiza a capital Lima. Conforme muda a paisagem, muda o jeito de falar, de narrar, de conviver, bailar, tocar e cantar. Lançado em 2013, numa coprodução Peru e Espanha, "Sigo siendo” se tornou um marco nos registros culturais peruanos, com destaque para a riqueza de sua música. E vai além. Segundo seu largamente premiado diretor, Javier Curcuera, “no es una historia sólo sobre músicos, es una película sobre un país oculto”.  

Para o debate via streaming, foram convidadas Shyrley Tatiana Peña Aymara (pesquisadora especialista em Buen Vivir, mestre em integração contemporânea da América Latina e professora da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas -UPC), Joyce Najm Mendez (membro do Centro de Pesquisa Constitucional das Nações Unidas, no projeto Jovens Embaixadores do Clima, e do parlamento Mundial da Juventude para a Água) e Cybèle Verazaín Zuazo (especializada em som, direção de arte e maquiagem de efeitos especiais pela Escuela Andina de Cinematografia, membro do Cinelatino e estudante de Cinema & Audiovisual). Com mediação de Luciana Ribeiro (bióloga, doutora em Educação Ambiental, especialista em Responsabilidade Planetária e coordenadora geral do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer).

 

O filme está disponível gratuitamente em www.vimeo.com/77245467 e o debate no canaldo do YouTube do Cineclube Cinelatino: https://www.youtube.com/watch?v=KtRjXWrr4Zg&t=1s 

Sigo siendo 5 Jun 2020.jpg