top of page
One-Up_Consulting.jpg

Ações e projetos

Aqui você vai conhecer algumas de nossas ações e projetos. Desde 2015 o OBEAMV tem se envolvido com diferentes parcerias para as mais variadas realizações. Algumas delas você conhece logo abaixo.

Politica Municipal de Educación Ambiental

Política Municipal de Educação Ambiental 
Colaboramos com a PMEA junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ao Coletivo Educador de Foz do Iguaçu, o IFPR e diversos outros parceiros, de 2018 a 2020, quando a política foi aprovada. Mas o trabalho havia começado de verdade há mais de uma década. 

 

Juntamente a outras instituições reunidas no Coletivo Educador de Foz do Iguaçu, participamos da elaboração da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA). Foram alguns anos de construção coletiva, desde os levantamentos iniciais, até as reflexões acadêmicas, discussões com todas e todos os envolvidos e considerações contextuais, chegando à confecção final da política propriamente dita. Em 18 de dezembro de 2020 foi instituída a Lei Ordinária 4.954, fruto desse trabalho. 

 

Para a coordenadora de Pesquisa do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, a professora do IFPR Roseli Dhalem Pacheco, "por meio dessa Política Municipal será possível, entre outras coisas, traçar diretrizes coordenadas de educação formal (nas escolas) e não-formal (nos espaços de convivência da comunidade) voltadas a promover uma relação sustentável entre a sociedade e o meio ambiente que a rodeia".

 

Em março de 2021, foi lançado o livro com a PMEA em um webinar transmitido pela página do Coletivo Educador de Foz do Iguaçu, que pode ser conferido aqui: 

 

https://fb.watch/8uJ7BBsZ3M/ 

 

Para ter acesso ao livro completo, acesse a página da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu:


https://www5.pmfi.pr.gov.br/pdf-2201&publicacao

PMMA Foto_ Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.jpg
IMG_2059.JPG

Encontro online sobre meio ambiente com candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu

Candidatos já na reta final da corrida pela prefeitura de Foz do Iguaçu participaram de evento online, no dia 9 de novembro de 2020, para tratar de um tema único: meio ambiente. O convite partiu do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (Obeamv) e do Observatório Justiça e Conservação (OJC), de Curitiba, que organizam o encontro. A transmissão foi feita pelos canais do OJC no YouTube, Instagram e Facebook, bem como pela rádio Clube 100.9 FM, e cobertura do portal H2Foz.

O objetivo foi abrir espaço para que os candidatos apresentassem suas propostas para a área ambiental. Meio ambiente é tema que tem ganhado destaque cada vez maior, não só no Brasil ou no mundo, mas também em cada município. Mais do que um convite para simplesmente pensar as questões ambientais, as entidades organizadoras entendem que é necessário pensar junto, por isso a ideia de um encontro. Nesse sentido, também foram parceiras dos Observatórios duas instituições em nível federal, a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e a Frente Parlamentar Ambientalista. 

Plano Municipal de Mata Atlântica

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Foz do Iguaçu, ou PMMA, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente em julho de 2020 e publicado pela Prefeitura no dia 6 de agosto.

Cidade_aérea_-_Foto_Marcos_Labanca_(10)
Fotos Marcos Labanca (2).jpg

OBEAMV e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Desde 2018 o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer passou a representar a UNILA na rede de universidades que atuam com os ODS.

22426395_10154983291511475_7050587358019

Vocação de Semente 
O acervo da história de vida de Moema Viezzer está sendo organizado desde 2019, em andamento. 
 

Plano de Gestão de Resíduos Sólidos para o Parque Nacional do Iguaçu (PGRIS)
A partir de 2018, temos testado um modelo de gestão integrada dos resíduos do Parque Nacional, em parceria com o próprio PNI, o ICMBio e a Rede Verde. Embora as oficinas tenham acontecido em 2018 e 2019, o plano está em andamento.
 

IMG_4447.JPG

Marco Zero
Ampla pesquisa sobre Percepção Ambiental na condição de fundamento para a Política Municipal de Educação Ambiental. Em colaboração com Coletivo Educador, IFPR, Centro de Zoonoses, a partir de 2018. A pesquisa já foi concluída, enquanto a tabulação analítica está em andamento.

 

Cooperação Triangular Urbana
Fomos os articuladores da ação, realizada pela Universidade de Leeds (Inglaterra), em parceria com o Pólo Iguassu, UNIOESTE e CODEFOZ. Resultados em atividade: Conselho de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira (Codetri) e Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima (RIPEDRC), da qual fazemos parte. As atividades começaram em 2017 e ainda estão em andamento.

 

Lar sem Lixo
Em colaboração com Clubes de Mães, CEJU e Escola Popular da Cidade. Várias atividades realizadas em 2019.
 

Centro de Foz_Foto Marcos Labanca.jpg

 Foto Marcos Labanca

 

Empatia Experience
Em colaboração com ABIPIR, pré-IC de Responsabilidade Planetária, UNIAMÉRICA e UNIOESTE. 2017

 

Pesquisas acadêmicas
Desde 2016, nossos/as bolsistas e voluntários/as têm atuado nas pesquisas, sejam TCCs ou dissertações, além de mobilizações e eventos.

 

Desafio Lixo Zero 
Entre 2015 e 2016, várias ações foram realizadas com o Centro da Juventude (CEJU/Foz)

 

Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Entre 2015 e 2016, em parceria com CODEFOZ, UNIOESTE, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e diversas outras instituições, colaboramos com a elaboração da Política de Resíduos Sólidos. 
 

bottom of page