top of page
Av Pedro Basso - Foto Marcos Labanca.jpg

Quem somos nós

Desde a fundação do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV), em 2015, temos criado ou participado de diversos projetos e iniciativas ligadas a políticas públicas, pesquisa, educação ambiental e, mais recentemente, comunicação. O Plano Municipal de Mata Atlântica de Foz do Iguaçu (PMMA), por exemplo, contou com nosso protagonismo em pesquisa e articulação das diferentes instituições que participaram de seu processo de elaboração. Também a Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), em parceria com o Coletivo Educador de Foz do Iguaçu, e uma ampla pesquisa sobre Percepção Ambiental na cidade sob nossa responsabilidade são exemplos da atuação do Observatório. 

 

Temos trabalhado os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU em diversas frentes: no Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Parque Nacional do Iguaçu - PGRS (TED PNI), na elaboração de uma política municipal de resíduos, e nos projetos Desafio Lixo Zero e Lar sem Lixo. Mais que isso, em 2018 o Observatório passou a representar a UNILA na rede de universidades que atuam com os ODS, e em 2019 fizemos três oficinas com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Também temos nos dedicado ao projeto de conservação e democratização do acervo Moema Viezzer. 

Informando e formando para a transição

Em 2020 organizamos o I Ciclo Formativo "Transição para Sociedades Sustentáveis", já com foco no tema que passa a orientar mais diretamente nossas ações a partir desse emblemático ano: conhecer, discutir e difundir processos regenerativos em política, sociedade, economia, ciência e educação, tomando a questão ambiental como potencial transformador civilizatório. 

 

A transição para sociedades sustentáveis que orienta nossos corações e mentes tem ampliado as frentes de comunicação do Observatório. Passamos a colaborar com o Coletivo Educador no programa Estação Innovacities na Rádio RCI 1320 AM; estabelecemos parceria com o projeto Doc Ambiente - mostra de documentários com temática ambiental; iniciamos uma revista sobre meio ambiente e cultura latino-americana, a Urutatá; nos envolvemos com a publicação de duas coletâneas, uma delas com organização exclusiva nossa; e atualizamos totalmente nosso site.

 

A partir de julho de 2020 iniciamos uma parceria com o jornal Le Monde Diplomatique Brasil para organização de séries especiais. A primeira, a partir do próprio mês de julho, discute o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil, aprovado e sancionado em plena pandemia de Covid-19. A segunda, a partir de outubro, tem como tema central Cinema & Meio Ambiente. 

Nossas equipes

Institucionalmente, somos parte da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada em Foz do Iguaçu, Paraná, na região trinacional Brasil-Argentina-Paraguai. Nosso time é formado, em regime de voluntariado, por colaboradoras e colaboradores brasileiros e estrangeiros, internos e externos à universidade, sendo docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas - Ciências Biológicas, Biotecnologia, Jornalismo, Publicidade, Cinema & Audiovisual, Linguística, Administração Pública, Educação, Filosofia, Desenvolvimento Rural & Segurança Alimentar, Geografia e Relações Internacionais.

 

Em comum, temos a valorização da vida em todas as suas dimensões. A exemplo da grande personagem que dá nome ao nosso Observatório, Moema Viezzer, aprendemos no mundo e com o mundo, buscando a partir disso propor e divulgar pequenos e grandes passos que ajudem a humanidade a estruturar processos regenerativos rumo à transição para sociedades sustentáveis.

DSC_2062.jpg
Equipe de Educação
Ambiental

Luciana Mello Ribeiro | Coord. Geral do OBEAMV e coord. dessa equipe.

Karini Scarpari

Laura Puentes

Roxana Borda Mamani

Shirley Bastos Felippe

Welita Barbosa

O OBEAMV em imagens:

bottom of page