wood-1350175_1920.jpg

Publicações e formações

Aqui estão alguns de nossos mais recentes trabalhos de formação para público externo ao OBEAMV e nossas publicações em livro, revista eletrônica e em parceira com o jornal Le Monde Diplomatique Brasil. 

Séries especiais do Obeamv no Le Monde Diplomatique Brasil

Cinema & Meio Ambiente

Como o cinema tem tratado as diversas faces da questão ambiental? Da crise civilizatória à perda de biodiversidade, do colapso climático à busca da sacralidade da Terra, a realidade ecológica está em ficções e documentários de diferentes formas, sejam distópicas ou apontando caminhos, como elemento central ou paisagem de fundo. Com esta série, o Le Monde Diplomatique Brasil, em parceria com o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer e o Doc Ambiente, convida alguns dos melhores corações e mentes para pensar a interface da produção cinematográfica com o meio ambiente.

30 de outubro 2020

mushrooms-2212899_1920_edited.jpg

Revista Urutatá 

A Revista Urutatá é uma revista digital colaborativa sobre meio ambiente e cultura latino-americana. É uma iniciativa do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, vinculado a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e ao Instituto de Estudos Avançados do Mercosul (IMEA). O objetivo da Revista Urutatá é estabelecer um espaço na internet para que autores ambientalistas possam publicar seus textos de forma rápida, livre e independente, contribuindo para o fortalecimento do debate ambiental e cultural na América Latina.

I Ciclo Formativo "Transição para Sociedades Sustentáveis"

Para compreender necessidades e possibilidades de transição para sociedades sustentáveis, já que a crise civilizatória se evidencia de modo ainda mais marcante no atual contexto de pandemia, o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer e o projeto de extensão Doc Ambiente promoveram de 16 de junho a 14 de julho de 2020, o I Ciclo Formativo “Transição para sociedades sustentáveis” totalmente online e gratuito. 

Ao final de cada encontro, foram sugeridos pelo Doc Ambiente filmes de ficção ou documentários sobre os temas abordados no dia, como interface da produção cinematográfica com a educação ambiental. As transmissões foram pelo Canal do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer no YouTube. As e os participantes inscritos, que assinaram lista de presença online e entregaram dois trabalhos finais, receberam certificação.

Clique em qualquer uma das imagens a seguir para saber mais sobre os palestrantes de cada dia.

2 DEFINITIVO.jpg
3 DEFINITIVO.jpg
4 DEFINITIVO.jpg
5 DEFINITIVO.jpg
6 DEFINITIVO.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer - OBEAMV

Av Silvio Américo Sasdelli 1842 Térreo | Itaipu A | CEP 85.866-000 | Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil